Neste último sábado, dia 16 de maio, a Casa Brasil abriu as portas para o Dia da Solidariedade convidando a população local para participar de diversas atividades de informação e entretenimento que aconteceram ao longo do dia.
Veja as atividades que foram realizadas e que tiveram o apoio de voluntários e entidades parceiras do unidade Casa Brasil.
Brechó
A Casa Brasil montou o Brechó através de doações das entidades parceiras de roupas, acessórios, calçados e objetos, e na organização, contou com apoio da voluntária Sandra Helena Maciel, Maria Gariba Kunn Gabi (Correios e Telégrafos ), Rosa Caon (COEP) e Helena Fernandes (Correios ). O preço das peças variou entre R$ 0,50 e R$ 2,00. O valor arrecadado ajudará na manutenção e despesas da Casa.
O Sindicato dos Artesãos esteve neste evento mostrando ao público como elaborar alguns tipos de artesanatos. Érico de Freitas demonstrou como se faz chaveiros e colares utilizando o couro e escrevendo com a técnica do pirógrafo. As crianças que estavam vendo como esse material era criado, receberam colares com o seu nome escrito.
Outro tipo de artesanato que chamou a atenção de crianças e adultos, foi o Kirigami. Trata-se de uma técnica japonesa que produz cartões tridimensionais. Rango, especialista nesta arte, montou uma pequena exposição com seus materiais e também ensinou as pessoas a construírem seus cartões.
Confecção de Carteira de Trabalho
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS) esteve presente confeccionando as 1ª e 2ª vias da Carteira de trabalho, representados pelo Rodrigo Lombardi Morais, Lúcia Ullmann e Siluana Cardoso. Infelizmente a procura para este serviço foi pequena, sendo necessário incentivar e orientar permanentemente as pessoas a procurarem o Tudo Fácil para encaminhar seus documentos necessários. Mais informações pelo telefone 33375303 e pelo site www.tudofacil.rs.gov.br
Oficina de Orientação Nutricional e Alimentar
Patricia Fernandes Fogaça e equipe realizaram a Oficina de Orientação Nutricional e Alimentar. Utilizaram-se de jogos educativos e distribuição de folders para abordar a prevenção de doenças relacionadas à alimentação. Essa atividade faz parte do Projeto Educando Para Uma Alimentação Saudável da FASC/COSANS (Fundação de Assistência Social e Cidadania) e (Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional Saudável). Em breve acontecerá na Casa Brasil um curso tratando sobre essa temática.
Orientações sobre Benefícios Previdenciários.
O evento contou também com as orientações sobre os benefícios e serviços previdenciários, descritos pela Coordenadora do Programa de Educação Previdenciária Maria José Alves Machado, que atenta a todos os cidadãos para que estejam bem informados sobre os benefícios do INSS, tais como, Inscrição de Contribuinte Individual; Recuperação da Qualidade de Segurado; Plano Simplificado; Aposentadoria Por Tempo de Contribuição e outros benefícios. Para obter informações sobre o INSS, o telefone é 135, ou através do site www.previdencia.gov.br.
Palestra educativa e preventiva sobre higiene oral, realizada pela dentista Dr. Elaine Domingues Zappelina e equipe da Associação Brasileira de Odontologia, e também pela voluntária do COEP Sílvia Jardim. Na ocasião foi explicado às crianças os modos corretos de escovação, a função de cada grupo de dentes na mastigação e também houve a aplicação de flúor.
Oficina de Produção Sal Temperado Para Culinária.
Esta atividade foi realizada pelo Fórum Permanente de Responsabilidade Social (Fórum RS), onde a oficineira Maria Helena Souza da Silva demonstrou como fazer sal temperado, e os participantes aprenderam a preparar o composto, que pode ser usado na culinária em assados, grelhados, churrasco, embutidos, saladas, etc. O objetivo desta oficina foi de preparar as mulheres para produzirem artesanalmente o produto para a geração de renda, mas, impediu também a participação de homens no aprendizado. O composto demonstrado contém os seguintes ingredientes: ½ kg de sal; 2 cabeças de alho, ½ colher de chá de pimenta do reino branca; 1 pimenta vermelha “dedo de moça”; 1 colher de sopa de cominho; 1 colher de orégano. Esse preparo, segundo Maria Helena, melhora muito o sabor dos assados e grelhados. Modo de fazer: esmagar o alho, o sal e os temperos que quiserem. Misturar bem. Para conservar por mais tempo, misturar uma colher de maisena. Fechar bem e usar depois de uma semana.
Oficina de confecção de flores - Mini-ikebana
“ Vivência com a arte da Flor" - Uma Flor Para Um Mundo melhor.
Realizada pela Marli e Raimundo Aquino (IBGE ) que demonstraram como criar uma Mini-ikebana (chorinka) IKE = VIDA, BANA = FLOR. Esta é uma técnica japonesa que usa material reciclado como, pote de filme fotográfico, esponja floral, tuia e flores para confeccionar uma “Flor Para Um Mundo Melhor”, levando através dela harmonia para seus lares. As crianças aprenderam com facilidade como montar esse pequeno arranjo. Marli realiza esta oficina em órgão públicos trabalhando as questões como o altruísmo, a sensibilidade e harmonização.
Apresentação de Hip Hop – CUFA RS/POA
A responsável pelo grupo é LADY NETI, atriz e rapper. Na apresentação de rap, Lady Neti, Zigdauto e Daia Muller mandaram ver na improvisação, agitando o público presente da Vila Santa Teresinha e Morro Santa Teresa. Os demais representantes da CUFA que estavam presentes foram: Sabrina Leal, Sérgio Risse, Adauto dos Santos Soares, Danilo Santos, Denise Soares, Adriana Santos (figurinista).
Apresentação de Teatro do Oprimido – CUFA RS/POA
Foi apresentado um esquete teatral que abordava o conflito entre jovens e o papel mediador da escola e dos pais dos jovens. O esquete, intitulado "Conflito no pátio da escola", mostra uma cena típica de briga entre jovens dentro da escola e suas conseqüências (como o envolvimento de outros jovens, direção da escola e familiares de alunos). O grande diferencial está nas técnica utilizadas, baseadas no "Teatro do Oprimido" de Augusto Boal. Tais técnicas não são meramente cênicas, pois abrem espaço para a troca de vivências e problematizações destas, sendo um veículo que contribui para a formação e a organização dos sujeitos sociais envolvidos. No final da apresentação, Lady Neti abriu espaço para o público modificar a história caso quisesse, fazendo com que este refletisse sobre o tema.
Além dos oficineiros voluntários e parceiros da unidade, as equipes da Casa Brasil e da Ong Moradia e Cidadania trabalharam nesse dia organizando o evento e os módulos da Casa (Telecentro e Sala de Leitura), e fazendo registro fotográfico das atividades. O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo também foi parceiro nessa atividade, emprestando a câmera filmadora para o registro audiovisual.
A Casa Brasil agradece à todos os envolvidos e convida a comunidade a participar das atividades de formação que estão acontecendo na Casa, como o curso de Corte e Costura e Artesanato aplicado à Costura e o Curso Cozinha Brasil.