terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Caravana para o Campus Party

A Casa Brasil Porto Alegre está a caminho do Campus Party - o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo, que acontece do dia 19 à 25 de janeiro em São Paulo – através da caravana organizada pelo Pontão de Cultura Digital Minuano e Associação Software Livre (ASL). Diversas entidades relacionadas à difusão da cultura, tecnologia digital e software livre do sul do país, estão nesta caravana, com o intuito de ir ao evento ampliar as redes de comunicação e difusão de conhecimento nas áreas citadas, oferecer oficinas e atualizar-se de conceitos e das novidades tecnológicas. Durante a viagem, houve a apresentação de todos no ônibus, onde os depoimentos foram registrados com os recursos de gravação digital do Pontão Minuano e Casa Brasil, para serem editados nas oficinas de áudio que acontecerão no evento. Também no ônibus, aconteceu a oficina de Metarreciclagem, onde a oficineira Tânia do Pontão Minuano mostrou a todos as peças que configuram o computador, e falou da importância da reciclagem de computadores antigos para a ampliação do acesso as tecnologias e diminuição do impacto gerado na natureza pelo acúmulo de lixo eletrônico. Veja a no link a agenda do evento, e abaixo no cartaz a atividade oferecida pela Casa Brasil Porto Alegre. Em breve serão postados mais notícias e fotos do evento.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Abertura de Vaga no Laboratório de Metarreciclagem

A Casa Brasil Porto Alegre está com edital aberto para preenchimento de vaga de Coordenador do Laboratório de Metarreciclagem, que consiste em realizar atividades de ensino de manutenção, montagem e desmontagem de computadores, e instalação e utilização de Softwares Livres, como o Línux.
Veja abaixo o edital completo.

ONG MORADIA E CIDADANIA

EDITAL DE SELEÇÃO DE

BOLSISTAS PARA O

PROJETO CASA BRASIL UNIDADE DE PORTO ALEGRE – RS

O Projeto Casa Brasil através da Unidade Porto Alegre , torna público a abertura de Edital de Seleção de Bolsistas para atuarem na Unidade Porto Alegre, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias.

I. DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DE INSCRIÇÃO:

1.1 - As inscrições serão realizadas na CASA BRASIL, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias – Porto Alegre.

1.2 – As inscrições serão realizadas no período de 05/01/09 à 16/01/ 2009 - das 10:00 às 18:00 horas, através da entrega de currículo no local acima, ou via internet.

1.3 – Serão aceitas também inscrições pela internet enviadas para o correio eletrônico casabrasilpoa@gmail.com, até as 18 horas do dia 16/01/ 2009 .

1.4 – Ao entregar o currículo ou enviar pela internet, é obrigatório o candidato indicar para qual função está concorrendo, bem como informar no currículo a formação profissional, cursos e experiência em microinformática e projetos sociais.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail acima ou pelo F: 3346.2326.

II. DAS VAGAS E DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

2.1 – Será aberta uma vaga neste Processo Seletivo, para a função de Coordedanor do Laboratório de Metarreciclagem (montagem e manutenção de microcomputadores).

2.2 - Pré-requisito para concorrer ao Processo Seletivo na função de de Coordedanor do Laboratório de Metarreciclagem (montagem e manutenção de microcomputadores): aluno de nível médio ou superior, com conhecimentos em informática e montagem/manutenção de microcomputadores; profissionais com experiência em atividades de extensão, disseminação ou transferência de tecnologia adequada à atividade a ser exercida no projeto;facilidade de comunicação; experiência no desenvolvimento de atividades pedagógicas com jovens e adultos.

2.3 – Residir preferencialmente na Região Humaitá- Navegantes.

2.4 – Experiência em atividades comunitárias e de interesse social e coletivo, com a devida comprovação.

III. DAS FUNÇÕES E SUAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES:

Tarefas sob sua responsabilidade:

- Coordenar a instalação e manutenção dos equipamentos sob sua responsabilidade; - Operar equipamentos e prestar assistência técnica aos equipamentos do Laboratório; - Planejar e promover a capacitação dos usuários com conteúdos compatíveis com o laboratório instalado;

- Participar das atividades de capacitação promovidas pelo Coordenador da Unidade; - Elaborar relatório técnico das atividades realizadas.

IV – DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

4.1 – O calendário das etapas do Processo Seletivo seguirá as datas, a saber:

4.1.1 – Análise de Currículo – 19/01/2009;

4.1.2 – Divulgação dos selecionados para avaliação de conhecimentos – 19/01/2009, às 16h na CASA BRASIL.

4.1.3 – Avaliação Conhecimentos – 21/01/2009, às 14 horas, na CASA BRASIL Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias;

4.1.4 – Entrevista – 22/01/2009, às 14 horas, na Unidade Casa Brasil Porto Alegre ( Rua Voluntários da Pátria 2552);

4.1.5 – Resultado final do Processo Seletivo – 23/01/2009, às 14 horas, na CASA BRASIL.

4.2 – O Processo Seletivo dos Bolsistas do Projeto Casa Brasil compreende as seguintes etapas, a saber:

4.2.1 – Análise de Currículo – de caráter eliminatório, consiste na análise e avaliação do currículo vitae fornecido pelos candidatos e seu enquadramento nos perfis das funções previstas no projeto. A aprovação nesta etapa faz-se necessária para prosseguimento do candidato na seleção.

4.2.2 – Prova Escrita – de caráter classificatório, será elaborada pela Coordenação Local do Projeto Casa Brasil e se constituirá de uma prova objetiva, múltipla escolha e questões descritivas.

4.2.3 – Entrevista – de caráter classificatório, será realizada de forma individual, verificando se o candidato demonstra atender os requisitos e habilidades para a função. Será dada especial atenção à facilidade de relacionamento interpessoal do candidato, pois esta é uma característica fundamental no ambiente de trabalho.

V – DA CARGA HORÁRIA, DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO:

5.1 – A carga horária será de 40 horas semanais para todas as funções constantes deste edital.

5.2 – As bolsas serão concedidas pelo Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq, pelo período de 1 (um) ano. Por se tratarem de bolsas inexiste o vínculo empregatício, bem como demais vantagens trabalhistas. Não existe também desconto de Imposto

de Renda sobre o valor da bolsa.

5.3 – A remuneração das bolsas será mensal e seguirá os valores expressos a seguir:

R$ 630,00.

VI – DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SO

BRE O PROJETO CASA BRASIL:

6.1 – As informações complementares sobre o Projeto Casa Brasil poderão ser acessadas no site: www.casabrasil.gov.br.

VII - DOS CASOS OMISSOS

7.1 - Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão de Avaliação do Processo Seletivo.

Porto Alegre, 05 de Janeiro de 2009.

Saulo Feliipe Basso dos Santos Artur Ferreira Almeida

Coordenador Regional Coordenador Geral Unidade

Casa Brasil – RS Casa Brasil Porto Alegre-RS

-- Moradia e Cidadania RS Fone: (051) 3205-6193 / 6194 -------------------------------------------------------------------------------------------------

ENTREGA DOS PRESENTES DO PAPAI NOEL

Encerramos nossas atividades de fim de ano com a entrega de presentes do Papai Noel aqui na Casa Brasil Porto Alegre, no dia 19 de dezembro. As crianças fizeram seus pedidos através da entrega de cartinhas durante os meses de novembro e dezembro, e estas foram adotadas por pessoas de toda a cidade, contribuindo para um natal mais feliz dessas crianças.
A Casa Brasil e as entidades parceiras do Projeto agradecem à todos que se sensibilizaram em adotar as cartinhas, e que este ato gerenoso se repercuta à muitas outras pessoas, não somente pelo manifesto à doação ou caridade, mas por consciência de que a solidariedade - que pode ocorrer de infinitas formas - é fundamental para a permanência da dignidade e respeito entre nós seres humanos.