sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Início do projeto Petrobras Comunidade

Nesta segunda-feira, iniciou o Projeto Petrobras Comunidade na Casa Brasil. As atividades do projeto acontecem de segunda a sexta-feira no turno inverso ao da aula, e apenas as crianças que estão estudando podem participar. Antes de cada oficina, estimula-se a convivência do grupo com conversas, contação de histórias, jogos em grupo e atividades pedagógicas. No turno da manhã, as oficinas são voltadas para as crianças de seis a nove anos, e a tarde, às crianças de dez a 14 anos. “Aprender e questionar nas brincadeiras” - A educadora Camila destaca que as atividades desenvolvidas pelo projeto buscam se diferenciar da escola, ensinando através do jogo e do estímulo à convivência em grupo. As vagas do turno da manhã já foram preenchidas, sendo necessário entrar na lista de espera e aguardar alguma desistência; mas na turma da tarde ainda há vagas. Mais informações falar com a coordenadora do projeto Mariana pelo telefone da CASA BRASIL - 33462326.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Vídeo "Artesanato Passo a Passo"

O Estúdio Multimídia da Casa Brasil Porto Alegre, em parceria com o Sindicato dos Artesãos do RS e a Ong Moradia e Cidadania, apoio da produtora Spectrum Vídeo Digital e do Kirigami, está finalizando a produção do vídeo "Artesanato Passo a Passo". O vídeo irá mostrar as técnicas e formas de produção de quatro tipos de artesanatos: o kirigami, a tecelagem, os artefatos em couro e a cerâmica. O objetivo deste vídeo é promover e divulgar o trabalho de oficinas realizado pelos artesãos a diferentes públicos, tornando elucidativo e atrativo o processo de construção de diferentes artefatos. As filmagens foram realizadas no mês de setembro nos ateliers e oficinas de cada artesão, e a gravação da apresentação aconteceu no Estúdio Multimídia da Casa Brasil. O vídeo teve seu pré-lançamento na 19ª Feira Latino-Americana de Artesanato, e agora, está em fase de finalização para ser lançado definitivamente na Casa Brasil, estando disponível também na internet através do blog da Casa. Finalizando este vídeo, o Estúdio Multimídia dará sequência às suas atividades abrindo vagas para oficinas de produção audivisual. Mais informações em breve.

Projeto Petrobras Comunidade

Dia 19 de outubro, segunda-feira, a Casa Brasil abrirá suas portas para receber 40 crianças e adolescentes através do Projeto Petrobras Comunidade, oferecendo atividades diversas no turno inverso ao da escola, como capoeira, dança, grafitti, biodança, entre outras. Pela manhã, o horário será das 8h30 às 11h30 e, a tarde, das 13h30 às 16h30. Esperamos ansiosamente para receber essa galerinha! Dia 07 de outubro ocorreu a reunião com os pais e as mães dos alunos inscritos no Projeto. O objetivo do encontro foi esclarecer as dúvidas das famílias sobre o seu funcionamento e também apresentar a proposta pedagógica que será desenvolvida pelos educadores e oficineiros. Os adultos sairam bem satisfeitos com a proposta. Outros esclarecimentos estão sendo dados até o início do Projeto.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

19ª Feira Latino-Americana de Artesanato

A Casa Brasil unidade Porto Alegre está participando da 19ª Feira Latino-Americana de Artesanato. Este é o segundo ano de participação da Casa neste evento que reuniu artesãs e artesãos de toda a América Latina. Os expositores trazem na bagagem o que há de melhor em termos de produção artesanal, proporcionando aos visitantes qualidade, beleza e muita novidade. A Casa Brasil e a Ong Moradia e Cidadania (entidade proponente do projeto Casa Brasil), participam deste evento dando apoio ao Sindicato dos Artesãos do RS. A Casa Brasil, instalou um telecentro com três computadores ligados à internet, o que possibilitará acesso livre aos participantes da Feira e demais visitantes. Para isso, contamos com o apoio de toda a equipe da Casa e de colaboradores. O Grupo de produção experimental do Projeto Ziguezagueando e Cortando Reto, apoiado pela Casa Brasil, também participa da feira expondo sua produção artesanal: bolsas, bijuterias em tecido e demais peças produzidas durante o curso oferecido pela Casa. A Feira acontece de 2 a 12 de outubro, na Usina do Gasômetro, às margens do lago Guaiba em Porto Alegre, local muito frequentado por visitantes e pela população da cidade. Neste oportunidade, agradecemos a parceria com o Sindicato dos Artesãos por proporcionar a nós, da Casa Brasil, e colaboradores, um espaço de divulgação das nossas atividades.

11ª Feira Estadual de Economia Popular e Solidária

A Casa Brasil unidade Porto Alegre participou da 11ª Feira Estadual de Economia Popular e Solidária do RS que aconteceu de 29 de setembro a 03 de outubro no Largo Glênio Peres em Porto Alegre. A Feira é um espaço de reune mais de 200 grupos de economia solidária de todo o estado e tem o objetivo de fortalecer os empreendimentos solidários na busca de aperfeiçoamento dos produtos e serviços oferecidos. A Casa Brasil participa pela segunda vez da Feira, e, nesta edição, instalamos e coordenamos um Telecentro com seis computadores com tecnologia wireless, disponibilizando acesso livre à internet para participantes e demais população que visita a Feira. Esta é uma parceria da Casa Brasil com o Fórum de Economia Solidária e a PROCEMPA (Companhia de Processamentos de dados do município de Porto Alegre).

Casa Brasil apoia o Telecentro da Casa do Artesão

Estamos apoiando o recém-inaugurado Telecentro da Casa do Artesão do RS, espaço voltado à comunicação e à busca novos conhecimentos através da internet. A Ong Moradia e Cidadania disponibiliza um monitor para atender este Telecentro e estamos programando uma oficina básica de informática para ser desenvolvida no Telecentro, destinada a artesãos e, também, à demanda da Casa Brasil.

Empossado Conselho Gestor da Casa Brasil Porto Alegre

A CASA BRASIL unidade Porto Alegre constituiu oficialmente o seu Conselho Gestor no dia 15 de julho de 2009. A principal atribuição do Conselho Gestor é avaliar, opinar, sugerir e acompanhar as ações em desenvolvimento na Casa, bem como, contribuir para o cumprimento da missão de fazer da Casa Brasil um espaço de inclusão social e do exercício da cidadania para a população excluída. Os critérios utilizados para a formalização dos convites feitos às entidades que integram o Comitê Gestor foram: 1-Parceiros Atuantes; 2-Parceiros que aportam recursos para a sustentabilidade do projeto e 3-Representação do Público alvo beneficiário da Casa Brasil Porto Alegre. O Conselho Gestor é composto por representantes de organizações governamentais, organizações não-governamentais, entidades parceiras, voluntários, usuários da Casa, lideranças comunitárias, coordenação da Casa Brasil e representação da organização gestora da unidade. Tomaram posse como titulares do Cômite Gestor da Casa Brasil Porto Alegre para os próximos doze meses: 1- PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE: Jairo Armando dos Santos 2- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: Beatriz Maria Berghahn 3- ONG MORADIA E CIDADANIA: Artur Ferreira Almeida 4- COORDENAÇÃO NACIONAL CASA BRASIL: Saulo Felipe Basso 5- DIACONIA DOM VICENTE SCHERER: Diácono Carlos Prietto 6- PASTORAL DA CRIANÇA: Ernestina R de Oliveira 7- GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL-FGTAS: Maria Dorzila Ritter 8- EMPRESA BRASILEIRA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS: Cezar Augusto Carneiro 9- APCEF - ASSOCIAÇÃO DO PESSOAL DE CAIXA ECONÔMICA FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: Paulo Ricardo Belotto 10- INTEGRANTE DA EQUIPE CASA BRASIL: Rodrigo da Rosa Apolinário 11- VOLUNTÁRIO ATUANTE NA CASA - APOSENTADA DO BRDE: Rosa Caon Alves 12- SINDICATO DOS ARTESÃOS: Sérgio de Freitas Silva 13- USUÁRIOS DA CASA: Giancarlo Carvalho 14- UNILASALLE: Ana Mercedes Sarria Icaza 15- RINACI - REDE DE INTEGRAÇÃO E CIDADANIA: Jorge Roberto Dos Santos

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Segundo módulo do projeto "ZigueZagueando e Cortando Reto"

Iniciou no dia 29 de setembro, o segundo módulo do projeto "ZigueZagueando e Cortando Reto" da Casa Brasil. Serão ao todo 22 encontros multidisciplinares, em que se aprende além do corte e costura, noções de artesanato, empreendedorismo, informática e criatividade. O curso visa a criação de um produto, possibilitando gerar renda, melhorando as condições de vida de quem participa. A facilitadora Kátia destacou que as noções de internet que o curso propõe possibilitam a criação de uma loja virtual, o que reduz muito os gastos ao se trabalhar com um projeto próprio, pois a internet é um espaço gratuito, sem que haja a necessidade do pagamento do aluguel de uma loja comum.

Curso básico de inglês

Está acontecendo na Casa Brasil, uma atividade promovida pela Sala de Leitura, o curso de Inglês básico. Este curso é voltado à comunidade do Loteamento Santa Teresinha. As aulas começaram no dia 24/09 e irão até 26/11. Serão todas as quintas feiras das 16:30 às 18:00. A turma é composta em sua maioria por jovens de 14 a 25 anos. No primeiro dia de aula, todos se mostraram empolgados e a professora Mônica (voluntária estudante de letras) está bastante otimista. Nas aulas, o conteúdo abordado será traduções de músicas, tradutores da internet (Google tradutor, dicionários virtuais, etc), gramática, vocabulário, entre outros. As primeiras aulas têm sido no Telecentro, pois desta forma se tornam mais dinâmicas e interativas. Após esta primeira fase no Telecentro, a segunda fase do curso será na Sala de Leitura, onde além das aulas podem acontecer trocas de idéias, discussões, grupos de estudo e muito mais.