quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Encontro dos Pontos de Cultura Região Sul

Durante os dias de 26 a 28 de fevereiro acontecerá o Teia Regional Sul, encontro que reunirá representantes dos Pontos de Cultura, Ação Griô e outros projetos relacionados ao Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura na cidade de São Francisco do Sul, SC. Os participantes vão discutir as diretrizes e ações, além de apresentar alguns dos produtos culturais desenvolvidos nos Pontos de Cultura da região Sul. São esperados para o evento aproximadamente 250 participantes.

Recentemente muitos articuladores culturais e sociais do país foram contemplados pelo edital do Tuxáua do MinC que irão realizar atividades na Rede dos Pontos de Cultura. Na Teia haverá espaço para a apresentação destes projetos. Rodrigo Apolinário, coordenador do Estúdio Multimídia da Casa Brasil, estará no evento como Tuxáua representando o projeto “Zuando Som Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs”, e também organizando o diálogo entre representantes das unidades Casa Brasil da região Sul para discutir a atuação das Casas na Rede dos Pontos de Cultura. Esta pauta é importante para as unidades estarem cada vez mais inseridas nesta Rede e poderem participar de programas, editais e ações do MinC Mais informações da programação da Teia Sul no site http://www.teiasul.org/

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carnaval Vila Santa Teresinha

O Projeto Tabor da Casa Brasil junto com o SASE Irmão Bertolini realizaram na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, o carnaval na Vila Santa Teresinha com as crianças participantes das duas entidades. Antes do encontro, as crianças aprenderam sobre a história do carnaval, os ritmos e prepararam suas apresentações para o dia. Dentro do SASE, o Projeto Tabor fez duas apresentações de dança, uma com as crianças do turno da manhã e outra com as da tarde e o SASE apresentou seu grupo de percussão, tocando ritmos variados, principalmente o samba. Em seguida todos foram fazer o desfile pelas ruas da Vila contagiando a comunidade que ficou surpresa ao ver as crianças tocando seus instrumentos e se divertindo. Essa parceria entre o SASE e o Projeto Tabor da Casa Brasil foi muito importante pois possibilitou sobretudo a integração das crianças. Outras ações estão sendo pensadas para envolver também a creche da Vila Santa Teresinha. A Casa Brasil agradece o empenho de tod@s para a realização deste evento que foi lindo!