No último 30 de agosto o Mestre Griô Paraqueda, 76 anos, esteve na Casa Brasil fazendo uma conversa muito agradável e instigante, onde apresentou-se às crianças do projeto Tabor falando desde a sua infância para relatar o que é um Mestre Griô e sua missão.
Paraqueda carrega esse título por ser mestre de tradição oral e, tendo atualmente o reconhecimento pelo Ministério da Cultura fazendo parte da Ação Griô e por ser um artista completo, transmite os conhecimentos, histórias e trajetória de seus ancestrais afro-brasileiros pelos seus sambas, desenhos, pinturas, carnavais, peças de teatro e histórias.
Chegou à Casa Brasil por intermédio do projeto Tuxáua - Zuando Som Histórias Cantadas, que tem o objetivo de transmitir o conhecimento dos Mestres do estado às crianças da Casa Brasil e Pontos de Cultura e Escolas Públicas, através da elaboração de músicas infantis e oficinas lúdicas musicais.
Ao final de sua conversa com as crianças, Mestre Paraqueda combinou que voltaria mais vezes para contar suas histórias e estórias, trazendo situações reais, lendas e mitos de origem afro-brasileiros.
E seja bem-vindo o Mestre à Casa Brasil!!
Confiram como foi a atividade nos três vídeos abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário