Nesta quinta e sexta-feira, acontece o bazar de artesanatos produzidos pelo Zigue-Zagueando e Cortando Reto na entrada da Casa Brasil. O projeto é um empreendimento de economia solidária desenvolvido na Casa desde o ano passado.
A educadora social, Vera Vargas, explica que a economia solidária envolve "inclusão social, geração de renda e comercialização solidária (preços justos em feiras coletivas), além da preocupação com o meio ambiente, já que a maioria do material são doações de resíduos têxteis".
"Participação ativa e comprometimento são requisitos básicos para a formação de uma rede de empreendimentos que visam o bem comum" destaca Vera. Para ter direito à expor nas feiras é preciso participar das reuniões das entidades apoiadoras para poder aprender sobre esta economia mais justa.
A economia solidária foi idealizada durante o Forum Social Mundial de 1999, em que foi criado o Fórum de Economia Popular e Solidária que incentiva estes empreendimentos solidários.
Em Porto Alegre há seis lojas solidárias, em lugares de fácil acesso como o Mercado Público e o Shopping Total.
Da próxima segunda a domingo (do dia 29 ao dia 5/12) o bazar do Zigue-Zagueando segue no Quiosque de Responsabilidade Social no shopping Praia de Belas com apoio da Parceiros Voluntários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário