Foi uma festa maravilhosa que também contou a colaboração de vários parceiros entre eles a Sra. Gabi e Sr. Paulo (Correios), Dona Tina (Pastoral da criança), Sra Andréia, Diacono Prietto entre outros.
Foi uma festa maravilhosa que também contou a colaboração de vários parceiros entre eles a Sra. Gabi e Sr. Paulo (Correios), Dona Tina (Pastoral da criança), Sra Andréia, Diacono Prietto entre outros.
O projeto Ziguezagueando é focado em geração de trabalho e renda através do artesanato e costura, utilizando resíduos têxteis, integra oficinas práticas de criatividade, artesanato e customização e apresenta técnicas e ferramentas básicas de corte e costura.
Nesta segunda-feira, dia 20, foi firmado o Acordo de Subvenção do Programa Caixa ODM em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que irá beneficiar o Ziguezagueando e Cortando Reto, o que vai possibilitar a criação de quatro turmas em 2011.
Segundo relatos dos participantes do projeto em 2009, além da oportunidade de geração de trabalho e renda, o curso trouxe resultados mais amplos como melhoria do relacionamento interpessoal e percepção das próprias capacidades. Através das diversas parcerias conquistadas foi possível a participação dos beneficiários na Feira Latino-Americana de Artesanato e na Feira Estadual de Economia Solidária.
A Casa Brasil é um projeto do Governo Federal, implantado em Porto Alegre pela ONG Moradia e Cidadania, situado à Av. Voluntários da Pátria, 2552. Possui telecentro, sala de leitura, laboratório de manutenção de microcomputadores, estúdio multimídia, cursos para geração de renda e atendimento sócio-educativo para crianças e adolescentes através do projeto Tabor que oferece oficinas no turno inverso ao da escola da comunidade Santa Terezinha.
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O PROJETO TABOR COMUNIDADES, DESENVOLVIDO NA CASA BRASIL - UNIDADE PORTO ALEGRE – RS
Moradia e Cidadania , torna público a abertura de Edital de Seleção de Profissional com formação em Pedagogia, para atuar no projeto TABOR, na Casa Brasil - Unidade Porto Alegre, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias.
I. DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DE INSCRIÇÃO:
1.1 - As inscrições serão realizadas na CASA BRASIL, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias – Porto Alegre.
1.2 – As inscrições serão realizadas no período de 15/12/10 à 21/01/ 2011 - das 10:00 às 18:00 horas, através da entrega de currículo no local acima, ou via internet
1.3 – Serão aceitas também inscrições pela internet, enviadas para o correio eletrônico casabrasilpoa@gmail.com, até as 18 horas do dia 21/01/ 2011 .
1.4 – No período de 22/12/10 a 03/01/2011 as inscrições serão realizadas apenas pelo correio eletrônico, em virtude de recesso da Casa Brasil.
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail acima ou pelo F: 3346.2326.
II. PERFIL DO PROFISSIONAL E SUAS ATRIBUIÇÕES
2.1 –Neste processo seletivo, buscamos contratação de profissionais, com experiência em projetos sociais, iniciativa, dinamismo, criatividade e flexibilidade. Experiência de dois anos em trabalhos sócioeducativos para crianças e adolescentes ( 6 a 15 anos) e em comunidades.
2.2 – Formação:
Pedagogo(a) – curso superior em Pedagogia, sendo desejável especialização em Psicopedagogia.
2.3 - Tarefas sob sua responsabilidade:
- Desenvolver projeto pedagógico para o projeto Tabor, que consiste em ações sócio-educativas para 2 turmas de 20 crianças da comunidade Santa Terezinha – Porto Alegre, sendo uma turma no período da manhã, composta de crianças de 6 a 9 anos e uma turma de 20 integrantes no período da tarde, com idades de 10 a 15 anos.
- Coordenação de reuniões mensais , com os pais dos beneficiados neste projeto.
- Contato com parceiros: escolas, SASE da região, apoiadores.
- Acompanhar todas as fases de execução do projeto, acompanhamento e capacitação dos educadores contratados, relatórios do acompanhamento dos alunos, intervenções individuais junto às crianças participantes e adequação das oficinas oferecidas no projeto CASA BRASIL ao público beneficiado pelo projeto , incluindo a capacitação dos bolsistas que desenvolvem atividades na CASA BRASIL.
III – DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:
3.1 – O calendário das etapas do Processo Seletivo seguirá as datas, a saber:
3.1.1 – Análise de Currículo – 24/01/2011;
3.1.2 – Entrevista – 27/01/2011, na Unidade Casa Brasil Porto Alegre ( Rua Voluntários da Pátria 2552);
3.1.3 – Resultado final do Processo Seletivo – 28/01/2011, às 14 horas, na CASA BRASIL .
IV – DA CARGA HORÁRIA, DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO:
4.1 – A carga horária será de 25 horas semanais, com o pagamento através de Cooperativa de Educadores e remuneração de: R$ 1.000,00 ( mil reais), acrescido de vale-transporte. O horário de trabalho será de 12h às 17h.
V – DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O PROJETO CASA BRASIL:
6.1 – As informações complementares sobre o Projeto Casa Brasil poderão ser acessadas no http://casabrasilpoars.blogspot.com/
VI - DOS CASOS OMISSOS
7.1 - Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão de Avaliação do Processo Seletivo.
Porto Alegre, 14 de Dezembro de 2010.
Airto Francisco Pereira Artur Ferreira Almeida
Coordenador da Unidade Coordenador Estadual
Casa Brasil – RS Moradia e Cidadania
(divulgação)
Com a missão de articular a execução de políticas públicas de fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no município de Porto Alegre, a Inovapoa e o DMLU promovem no dia 4 de dezembro de 2010, neste sábado, a I Feira de Descarte de Equipamentos de Informática, a fim de estimular a Preservação Ambiental Consciente. No dia do evento, os porto-alegrenses poderão levar seus computadores e periféricos antigos para descarte na Usina do Gasômetro, das 09h às 18h.
A iniciativa propõe alternativas para uma vida sustentável, onde pequenos gestos podem se transformar em revolucionárias mudanças e mais qualidade de vida para nossa sociedade. Conciliando o desenvolvimento econômico e o avanço tecnológico com a preservação ambiental, a feira será palco de uma campanha inédita que pretende movimentar milhares de gaúchos.
Participe e faça a sua parte! Estamos esperando por você! Não fique fora desta corrente! Informações pelo telefone: # 3289- 7300.
Entidades apoiadoras: Carris, Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMAM, Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC, Procempa e Sindilojas.
CURIOSIDADES SOBRE SUCATA ELETRÔNICA:
- São descartadas 500 mil toneladas de sucatas eletrônicas por ano no País.
- O lixo eletrônico representa 5% de todo o lixo gerado pela humanidade.
Possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos: mercúrio, cádmio, berílio e chumbo que no solo, contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar e nos lixões podem causar doenças graves em catadores.
O encerramento contou com a apresentação da Orquestra Juvenil do IPDAE, a Banda Zuando Som com o Projeto Histórias Cantadas e a presença dos alunos da Escola Estadual Branca Diva, alunos da primeira série que vieram assistir as apresentações.
O comitê Caixa ODM da superintendência regional Porto Alegre visitou ontem (18) a comunidade Santa Terezinha, na periferia de Porto Alegre. Empregados de diversas áreas foram na creche comunitária e na sede do projeto Casa Brasil.
Na creche, os integrantes do comitê doaram brinquedos arrecadados pela equipe da agência Praça Rui Barbosa e conheceram a horta criada pelos empregados da agência, em uma ação no Natal de 2008. Já na Casa Brasil, os integrantes conheceram as ações desenvolvidas no atelier de corte e costura, que serão beneficiadas pelo projeto Caixa ODM.
Para Artur Ferreira Almeida, coordenador do comitê da SR Porto Alegre “é muito gratificante perceber as mudanças que a Caixa tem proporcionado para esta comunidade, contando com a ativa participação dos colegas dos pontos de atendimento e unidades administrativas, através do programa Caixa ODM”.
A visita contou com representantes das agências Otávio Rocha e Praça Rui Barbosa, das RSN Plataforma Distribuída de TI/PO, Gestão de Pessoas/PO, Programas Sociais/PO e Administrar FGTS/PO e da SR Porto Alegre.
Casa Brasil - projeto do Governo Federal, implantado em Porto Alegre pela ONG Moradia e Cidadania, em prédio cedido pela Caixa. Possui telecentro, sala de leitura, laboratório de manutenção de microcomputadores, estúdio multimídia, cursos para geração de renda e atendimento sócio-educativo para crianças e adolescentes da comunidade Santa Terezinha.