sábado, 19 de março de 2011

Caixa ODM tem aula inaugural em Porto Alegre

As alunas do projeto de artesanato e corte-costura, Ziguezagueando e Cortando Reto participaram, nesta terça-feira (15), na Casa Brasil Porto Alegre da primeira aula desta etapa do projeto, que capacitará 14 alunas em cada turma, em um total de quatro turmas em 2011. O grupo de instrutores inclui uma técnica em costura, assistente social, psicólogo além dos profissionais da casa Brasil.
O Ziguezagueando é o projeto selecionado pelo programa Caixa ODM, desenvolvido pela Superintendência Regional Porto Alegre, com execução da OSCIP Rede de Integração e Cidadania (RINACI). Tem o objetivo de promover a aprendizagem e o aperfeiçoamento em técnicas artesanais com resíduos têxteis aproveitando o material reciclável doado por parceiros, visando ampliar a capacidade de geração de trabalho e renda das comunidades vizinhas à Casa Brasil.
Maricel Santos dos Santos foi uma das primeiras a chegar na aula. Ela já freqüentou o curso básico na Casa Brasil e está de volta para aumentar seus conhecimentos. “A acolhida de todos foi muito importante para buscar a continuidade de minha qualificação, participando deste curso”, ressaltou a treinanda.
Para Jorge Roberto dos Santos, gerente executivo da RINACI, a proposta deste curso é preparar para a geração de renda. “Além da qualificação técnica, temos módulos de desenvolvimento humano, visando fortalecer a estima e autonomia seguindo os fundamentos da economia solidária, estimulando a constituição de grupos para produção e comercialização da produção”, ressalta.
Artur Ferreira Almeida, coordenador do comitê da SR Porto Alegre, acredita que este projeto dará continuidade às ações de geração de renda que estão sendo executadas na Casa Brasil. “As parcerias que estão sendo construídas com o Sindicato do Artesão, Persol, ONG Moradia e Cidadania, Fórum de Economia Solidária, Diaconia Dom Vicente Scherer, Pastoral da Criança , possibilitam a realização deste curso”, afirma.
Casa Brasil – O projeto é do Governo Federal, implantado em Porto Alegre pela ONG Moradia e Cidadania . Possui telecentro, sala de leitura, laboratório de manutenção de microcomputadores, estúdio multimídia, cursos para geração de renda e atendimento sócio-educativo para crianças e adolescentes da comunidade Santa Terezinha.
Caixa ODM - Criado em 2006, o Programa Caixa ODM faz parte da estratégia de relacionamento da instituição com as comunidades e pretende consolidar a atuação da Caixa como agente financeiro promotor de desenvolvimento local de forma integrada com os objetivos negociais, pautado nos princípios que norteiam a responsabilidade social empresarial.

Nenhum comentário: