quinta-feira, 30 de junho de 2011
Festa Junina na Casa Brasil
Dezenas de mulheres formadas em artesanato pela Casa Brasil
terça-feira, 21 de junho de 2011
Formatura ZZ e lançamento de livro
Na próxima quarta-feira, dia 29 de junho, às 16 horas, acontece na Casa Brasil a formatura do curso de artesanato e costura do Ziguezagueando e Cortando Reto das turmas de básico e avançado 2. Além da formatura, vamos ter o lançamento do livro "Me toque": a expressão da emoção" de Beatriz Maria Beghahn, ex-presidente do Conselho Deliberativo Nacional da ONG Moradia e Cidadania. A obra é uma homenagem a sua terra natal, Não me Toque, cidade gaúcha colonizada por alemães em 1824.
Falando de emoções e sentimentos, Beatriz reflete sobre temas psicológicos e sociais, sugerindo que as pessoas sejam tocadas pelo direito de expressar sua emoção. Segundo a autora, o livro se propõe a refletir sobre o que nos afeta. Como usamos a criatividade para sermos originais e nos envolvermos com coisas saudáveis que proporcionem alegria e bem estar? Como cuidamos das dores emocionais que se alojam em nosso corpo e que se convertem em doenças? O que fazemos para nos libertar de um passado que nos encheu de dor e que acabamos sempre reproduzindo, ainda que não o queiramos? Estas são algumas das questões exploradas em suas 168 páginas.
“Minhas reflexões são resultado da necessidade que tenho hoje de expressar em palavras o que sinto e como percebo os nebulosos caminhos que às vezes nossa emoção nos faz percorrer. Como sinto e como me guia minha emoção. Por quais caminhos de ampliação do meu entendimento pessoal precisei percorrer para reconhecer o poder da expressão da emoção”, afirma Beatriz.
Filha de descendentes alemães, a autora posiciona-se sobre assuntos polêmicos e fala de sua luta para libertar-se da reprodução automática de dogmas e crenças indesejáveis. Além disso, Beatriz reflete sobre como estamos vivendo em sociedade hoje e aponta algumas estratégias para a alegria ainda persistir, a despeito do que o mundo globalizado assiste em termos de inclusão social, relacionamentos e vínculos afetivos.
(divulgação ONG Moradia e Cidadania)
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Estagiária francesa fala de economia para o grupo de Economia Solidária
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Edital de seleção para monitores da Casa Brasil
EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL NA COMUNIDADE MARCILIO DIAS: ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIA PARA GERAÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO, DESENVOLVIDO NA CASA BRASIL - UNIDADE PORTO ALEGRE – RS, EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
Moradia e Cidadania, executora do projeto Inclusão social e digital na comunidade Marcilio Dias: Economia Solidária e Tecnologia para geração de renda e desenvolvimento comunitário, em parceria com a Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul – Escola De Administração, torna público a abertura de Edital de Seleção de Monitores, para atuar no referido projeto a ser realizado na Casa Brasil - Unidade Porto Alegre, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias.
I. DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DE INSCRIÇÃO:
1.1 - As inscrições serão realizadas na CASA BRASIL, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias – Porto Alegre.
1.2 – As inscrições serão realizadas no período de 26/05/11 à 10/06/11 - das 10:00 às 18:00 horas, através da entrega de currículo no local acima, ou via internet
1.3 – Serão aceitas também inscrições pela internet, enviadas para o correio eletrônico casabrasilpoa@gmail.com, até as 18 horas do dia 10/06/2011.
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail acima ou pelo F: 3346.2326.
II. ÁREAS DE ATUAÇÃO, PERFIL E ATRIBUIÇÃO DOS MONITORES
2.1 – Neste processo seletivo, buscamos contratação MONITORES PARA:
2.1.1. Monitor do Metarreciclagem
Formação: Ensino Médio completo
Número de vagas - uma (1)
Carga Horária Semanal - 20h
Formação Ensino Médio completo, preferencialmente técnico em informática.
Perfil desejado: conhecimento em montagem e recuperação de PC, organização, planejamento, trabalho em equipe.
Tarefas sob sua responsabilidade: participar das atividades do Projeto Tabor e Economia Solidária. Realizar atividades e oficinas de triagem dos computadores descartados, realizar oficinas de reciclagem, recuperação e montagem de computadores descartados, promover qualificação profissional através de técnicas e praticas de triagem, reciclagem e recuperação de computadores, visando a geração de trabalho e renda.
2.1.2. Monitor Sala de leitura e Biblioteca
Formação: Ensino Médio completo
Número de vagas - uma (1)
Carga Horária Semanal - 20h
Perfil desejado: organização e gestão de acervo, eletrônico e físico, condições de desenvolver oficinas de idiomas, leitura comentada , reforço escolar e contação de estórias.
Tarefas sob sua responsabilidade: participar das atividades do Projeto Tabor e da Economia Solidária, atender na recepção da Casa Brasil encaminhando as demandas, realizar o cadastro e os registros necessários, atender na biblioteca, organizando e mantendo o acervo, com registros, cadastros e empréstimos de livros.
III – DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:
3.1 – O calendário das etapas do Processo Seletivo seguirá as datas, a saber:
3.1.1 – Análise de Currículo – 13/06/2011.
3.1.2- Avaliação de conhecimentos: 16/06/2011
3.1.2 – Entrevista - na Unidade Casa Brasil Porto Alegre ( Rua Voluntários da Pátria 2552) – 21/06/11.
3.1.3 – Resultado final do Processo Seletivo – na CASA BRASIL a partir do dia. 22/06/11 e no site www.moradiaecidadania.org.br.
IV – DA CARGA HORÁRIA, DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO:
4.1 – A carga horária será de 20 horas semanais, com o pagamento por meio de .bolsa no valor de R$ 241,00 ( duzentos e quarenta e um reais). acrescido de vale-transporte. O horário de trabalho será de 10 às 14h ou 14h às 18h (sala de leitura, telecentro e metarreciclagem ), 14 às 18h ( multimídia).
V – DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O PROJETO CASA BRASIL:
6.1 – As informações complementares sobre o Projeto Casa Brasil poderão ser acessadas no http://casabrasilpoars.blogspot.com/
VI - DOS CASOS OMISSOS
7.1 - Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão de Avaliação do Processo Seletivo.
Porto Alegre, 25 de Maio de 2011.
Airto Francisco Pereira Artur Ferreira Almeida
Casa Brasil – Porto Alegre Moradia e Cidadania
Pedro de Almeida Costa
Escola de Administração - UFRGS