terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Da Casa Brasil ao Fórum Econômico Mundial
No final de janeiro, Porto Alegre recebeu mais um Fórum Social, dessa vez Temático em vez de Mundial. No entanto, a economia solidária local não apenas participou desse fórum de cá, mas também daquele outro que originou o Fórum Social Mundial, mesmo que por oposição. Falamos do Fórum Econômico Mundial em Davos, cidadezinha gélida do interior da Suiça onde os figurões da política e das finanças debatem os rumos da economia global.
No entanto, entre uma Porto Alegre quente e uma Davos fria, um Fórum Social e um Fórum Econômico, um grupo de 13 costureiras construiu uma ponte. Essa ponte é uma enorme bandeira feita de fuxicos, num trabalho que levou dois meses de esforço conjunto, e fará parte da festa brasileira que vai ser realizada em Davos. Todo ano um país fica responsável pelo grande jantar, e nesse ano coube ao Brasil organizá-lo. Assim, a bandeira será um elemento de destaque entre os acarajés, paçocas, mandioquinhas e capirinhas servidas aos presidentes, ministros, banqueiros e empresários que compõe o evento.
O trabalho é resultado da cooperação entre as mulheres da ONG A.m.a.r. a vida - Associação Mundial de Amor e Respeito à Vida, da Cooperativa de Ensino do Reciclador de Porto Alegre, contratadas pela Tecno Costuras e da Casa Brasil Porto Alegre, que tem orgulho de ter como eixo projetos com economia solidária em artesanato e costura desde que começou a funcionar em 2008. A bandeira começou a ser elaborada nos aposentos da Casa Brasil, com a confecção dos fuxicos, e foi finalizada na sede da Tecno Costuras.
E como não poderia deixar de ser, o grupo de Economia Solidária da Casa Brasil, o Projeto Ziguezagueando e Cortando Reto marcou presença no nosso Fórum Social, expondo seus trabalhos ao lado da Usina do Gasômetro, e participando e ajudando a construir outra economia e outro mundo possível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário