terça-feira, 26 de junho de 2012

SELEÇÃO DE MONITORES DA CASA BRASIL



EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL NA COMUNIDADE MARCILIO DIAS: ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIA PARA GERAÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO, DESENVOLVIDO NA CASA BRASIL - UNIDADE  PORTO ALEGRE – RS


Moradia e Cidadania, executora do projeto Inclusão social e digital na comunidade Marcilio Dias: Economia Solidária e Tecnologia para geração de renda e desenvolvimento comunitário, torna público a abertura de Edital de Seleção de Monitores, para atuar no referido projeto a ser realizado na  Casa Brasil - Unidade Porto Alegre, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias.

I. DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DE INSCRIÇÃO:
1.1 - As inscrições serão realizadas na CASA BRASIL, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias – Porto Alegre.
1.2 – As inscrições serão realizadas no período de 25/06/2012 à 01/07/2012 - das 10:00 às 18:00 horas,  através da entrega de currículo no local acima, ou via internet
1.3 – Serão aceitas também inscrições pela internet, enviadas para o correio eletrônico casabrasilpoa@gmail.com, até as 18 horas do dia 29/06/2012.
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail acima ou pelo F: 3346.2326.

II.  ÁREAS DE ATUAÇÃO, PERFIL E  ATRIBUIÇÃO  DOS MONITORES
2.1 – Neste processo seletivo, buscamos contratação MONITORES PARA:
       2.1.1 -  Monitor Telecentro  - 
Número de vagas –uma (1) Estágio
Carga Horária Semanal  - 30h das 11:00 às 17:00
 Formação – Ensino Superior incompleto, preferencialmente engenharia de telecomunicação e ou da informática.
Perfil desejado: conhecimento e uso de softwares, ferramentas de informática, blog, internet, organização e práticas pedagógicas.
Tarefas sob sua responsabilidade: realizar atividades de monitoria aos                     Usuários do telecentro, participar das atividades do Tabor (Projeto Sócio Educativo no contrata turno escolar) e da Economia Solidária. Possibilitar o primeiro contato com as ferramentas disponíveis na informática, dando noções de digitação e utilização da internet. Oportunizar a qualificação de monitores para o telecentro, a fim de atuarem na promoção da inclusão digital das comunidades.

     
      2.1.2  Monitor Sala de leitura e Biblioteca
Formação: Ensino Superior incompleto em Biblioteconomia ou Letras
Número de vagas - uma (1) Estágio
Carga Horária Semanal  - 30h  das 11:00 às 17:00
Perfil desejado: organização e gestão de acervo, eletrônico e físico, condições de desenvolver  oficinas    de idiomas, leitura comentada , reforço escolar e contação de estórias.
Tarefas sob sua responsabilidade: participar das atividades do Projeto Tabor e da Economia Solidária, atender na recepção da sala de leitura  Casa Brasil encaminhando as demandas, realizar o cadastro e os registros necessários, atender na biblioteca, organizando e mantendo o acervo, com registros, cadastros e empréstimos de livros.

      2.1.3. Auxiliar Administrativo
Formação: Ensino médio completo
Número de vagas - uma (1) CLT
Carga Horária Semanal - 40h
Perfil desejado: conhecimento em informática, organização de recepção, planejamento, trabalho  em equipe triagem e cadastro de pessoas.
Tarefas sob sua responsabilidade: Controle de agendas, Realizar  triagem de pessoas e cadastros, atividades administrativas em geral, atendimento ao público e ao telefone.

III – DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:
3.1 – O calendário das etapas do Processo Seletivo seguirá as datas, a saber:
3.1.1 – Análise de Currículo – 02/07/2012.
3.1.2- Avaliação de conhecimentos: 05/07/2012
3.1.2 – Entrevista - na Unidade Casa Brasil Porto Alegre  ( Rua Voluntários da Pátria 2552) – 09/07/2012.
3.1.3 – Resultado final do Processo Seletivo – na CASA BRASIL a partir do dia 11/07/11 e no site www.moradiaecidadania.org.br.
IV – DA CARGA HORÁRIA, DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO:
4.1 – A carga horária será de 30 horas semanais, com o pagamento por meio de estágio no valor de R$ 550,00 ( quinhentos e cinquenta reais).  acrescido de vale-transporte. O horário de trabalho será de 11:00 às 17:00 (sala de leitura, telecentro).



V – DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O PROJETO CASA BRASIL:
5.1 – As informações complementares sobre o Projeto Casa Brasil poderão ser acessadas no http://casabrasilpoars.blogspot.com/

VI - DOS CASOS OMISSOS
6.1 - Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão de Avaliação do Processo Seletivo.

Porto Alegre, 25 de Junho de  2012.

Vera Menna Barreto                                       Artur Ferreira Almeida
Casa Brasil – Porto Alegre                           Moradia e Cidadania


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia da Solidariedade

Neste sábado, dia 19 de maio, a Casa Brasil abre as portas e comemorar o DIA DA SOLIDARIEDADE.

A partir das 13h30 vão acontecer diversas atividades: oficinas de bijuteria, almofadas, fuxico, apresentação do grupo Street Dance, do grupo Ecos (SASE Maristas Irmão Bertolini), Capoeira, brechó,  palestra sobre Micro Empreendedor Individual, Bazar e inauguração da sala do Tabor.

Compareça e divida alegria e solidariedade!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A despedida de uma mestra

"Carismática, boa mestra, uma pessoa amiga que nos fazia acreditar que somos capazes" - é desta forma que será lembrada por suas alunas a educadora Vera Regina da Silva Vargas. Vera faleceu sábado dia 07 de abril e sua força e estímulo vão fazer falta a todos que tiveram o prazer de conhecê-la.
O trabalho de Vera aqui na Casa iniciou em 2009, quando foi realizada a primeira edição do Projeto Zigue-Zaguiando e Cortando Reto, que já capacitou e qualificou mais de 150 mulheres de comunidades carentes em Costura, Customização e Artesanato em tecido. "Eu não tinha dinheiro para comprar uma máquina de costura", conta Marli, uma de suas alunas, "então a Vera me respondeu que eu devia participar das oficinas do Ziguezagueando, aprender a costurar, participar das feiras e que eu conseguiria comprar uma máquina. Hoje tenho duas!" Vera foi a oficineira que ensinou as técnicas de confecção de bolsas, sacolas, e todo tipo de artesanato em tecido. Além disso, soube muito bem criar um clima de harmonia, solidariedade e despertar nas mulheres participantes a esperança de que elas são capazes aprender e gerar renda com seu trabalho.

terça-feira, 13 de março de 2012

Oficinas de Francês na Casa Brasil

Venha aprender FRANCÊS na Casa Brasil!! Oficinas gratuitas nas terças-feiras, das 13h às 14h. Inscrições na Casa Brasil: Av. Voluntários da Pátria, 2552

terça-feira, 6 de março de 2012

SELEÇÃO DE EDUCADOR POPULAR

EDITAL DE SELEÇÃO DE EDUCADOR POPULAR, PARA O PROJETO ZIGUEZAGUEANDO – JOVENS E ADULTOS - DESENVOLVIDO NA CASA BRASIL - UNIDADE PORTO ALEGRE – RS, EM PARCERIA COM A MORADIA E CIDADANIA.

RINACI, executora do projeto ZIGUEZAGUEANDO – JOVENS E ADULTOS, em parceria com a OSCIP Moradia e Cidadania, torna público a abertura de Edital de Seleção de Educador Popular, para atuar no referido projeto a ser realizado na Casa Brasil - Unidade Porto Alegre, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias.
I. DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DE INSCRIÇÃO: 1.1 - As inscrições serão realizadas na CASA BRASIL, situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 2552, Bairro Marcilio Dias – Porto Alegre. 1.2 – As inscrições serão realizadas no período de 01/03/12 à 16/03/12 - das 10h00min às 18h00min horas, através da entrega de currículo no local acima, ou via internet 1.3 – Serão aceitas também inscrições pela internet, enviadas para o correio eletrônico administrativors@gmail.com, até as 18 horas do dia 16/03/2012. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail acima ou pelo F: 3346.2326.

II. ÁREAS DE ATUAÇÃO, PERFIL E ATRIBUIÇÃO 2.1 – Neste processo seletivo buscamos contratação de profissional para

2.1.1. EDUCADOR POPULAR Formação: Ensino Superior completo, preferencialmente Serviço Social, Ciências Sociais, Administração de Empresas e/ou áreas afins. Desejável especialização em educação popular. Número de vagas - uma (1) Carga Horária Semanal - 20h
Perfil desejado: conhecimento em economia solidária, grupos associativos e cooperativismo, comercialização, apresentação e distribuição de produtos. Organização, negociação, planejamento, trabalho em equipe. Capacidade de articulação e mobilização, flexibilidade, comunicação, visão de processo, gestão e avaliação. Dois anos de experiência em atividades com grupos de geração de renda. Descrever no currículo estudo de caso, com experiência com grupos de economia solidária (2 a 3 laudas). Tarefas sob sua responsabilidade: coordenar e gerir a capacitação Ziguezagueando - Jovens e Adultas, selecionar e acompanhar o treinamento das alunas, buscando articular parcerias para oportunidades de aprendizagem e comercialização dos produtos desenvolvidos neste projeto.

III – DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO: 3.1 – O calendário das etapas do Processo Seletivo seguirá as datas, a saber: 3.1.1 – Análise de Currículo – 19/03/2012. 3.1.2 – Entrevista - na Unidade Casa Brasil Porto Alegre (Rua Voluntários da Pátria 2552) – 22/03/12. 3.1.3 – Resultado final do Processo Seletivo – na CASA BRASIL a partir do dia. 23/03/12 e no site www.moradiaecidadania.org.br.

IV – DA CARGA HORÁRIA, DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO: 4.1 – A carga horária será de 20 horas semanais, com o pagamento por meio de cooperativa de educadores, no valor de R$ 1.600,00 (líquido). Sobre este valor, a entidade contratante fará o pagamento do INSS. Este projeto não possui pagamento de transporte aos profissionais.

V – DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O PROJETO CASA BRASIL: 6.1 – As informações complementares sobre o Projeto, poderão ser acessadas no http://casabrasilpoars.blogspot.com/

VI - DOS CASOS OMISSOS 7.1 - Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão de Avaliação do Processo Seletivo.
Porto Alegre, 28 de Fevereiro de 2012.

Jorge Roberto dos Santos Artur Ferreira Almeida RINACI Moradia e Cidadania

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Da Casa Brasil ao Fórum Econômico Mundial

No final de janeiro, Porto Alegre recebeu mais um Fórum Social, dessa vez Temático em vez de Mundial. No entanto, a economia solidária local não apenas participou desse fórum de cá, mas também daquele outro que originou o Fórum Social Mundial, mesmo que por oposição. Falamos do Fórum Econômico Mundial em Davos, cidadezinha gélida do interior da Suiça onde os figurões da política e das finanças debatem os rumos da economia global. No entanto, entre uma Porto Alegre quente e uma Davos fria, um Fórum Social e um Fórum Econômico, um grupo de 13 costureiras construiu uma ponte. Essa ponte é uma enorme bandeira feita de fuxicos, num trabalho que levou dois meses de esforço conjunto, e fará parte da festa brasileira que vai ser realizada em Davos. Todo ano um país fica responsável pelo grande jantar, e nesse ano coube ao Brasil organizá-lo. Assim, a bandeira será um elemento de destaque entre os acarajés, paçocas, mandioquinhas e capirinhas servidas aos presidentes, ministros, banqueiros e empresários que compõe o evento. O trabalho é resultado da cooperação entre as mulheres da ONG A.m.a.r. a vida - Associação Mundial de Amor e Respeito à Vida, da Cooperativa de Ensino do Reciclador de Porto Alegre, contratadas pela Tecno Costuras e da Casa Brasil Porto Alegre, que tem orgulho de ter como eixo projetos com economia solidária em artesanato e costura desde que começou a funcionar em 2008. A bandeira começou a ser elaborada nos aposentos da Casa Brasil, com a confecção dos fuxicos, e foi finalizada na sede da Tecno Costuras. E como não poderia deixar de ser, o grupo de Economia Solidária da Casa Brasil, o Projeto Ziguezagueando e Cortando Reto marcou presença no nosso Fórum Social, expondo seus trabalhos ao lado da Usina do Gasômetro, e participando e ajudando a construir outra economia e outro mundo possível.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cerimônia de entrega de certificados Casa Brasil

No encerramento do ano de 2011, entre festas e despedidas, a Casa Brasil promoveu a cerimônia de entrega de certificados dos cursos promovidos na reta final do ano. Entre eles, os cursos de Informática Básica, Informática Avançada, Metareciclagem e o Curso de Disseminadores das Questões Previdenciárias. A Cerimônia foi realizada na biblioteca da Casa Brasil, no dia 21 de dezembro, e reuniu alunos de todos os cursos. Os certificados foram entregues por Airto Pereira, coordenador da Casa Brasil, e por Artur Ferreira Almeida, da ONG Moradia e Cidadania (fotos abaixo). A Cerimônia contou ainda com discursos, ora empolgados, ora emocionados, tanto por parte do alunos, representados por Bruno, quanto pelos professores, como Ana Paula, do Curso de Informática Básica (ambos na foto abaixo). Os professores Mateus e Jeferson (de laranja e de preto, respectivamente, na foto abaixo), que lecionaram o Curso de Informática Avançada, também deram seus depoimentos, ressaltando a função social da Casa Brasil e a importância das parcerias com seus colaboradores e público. Ao fim da entrega, como não poderia faltar, celebrou-se o encerramento do ano e a conquista dos diplomas por parte dos alunos com um coquetel de confraternização.